sexta-feira, 12 de junho de 2009

Animais e o Espiritismo


Há uma lei geral que rege os seres da criação, animais ou inanimados: é a lei do progresso. Os Espíritos estão submetidos a ela pela força das coisas. (Revista Espírita, março de 1864)

Comentários:

Todos os espíritos, e não somente os seres humanos, estão sujeitos ao progresso. Por isso o espírito evolui do átomo ao arcanjo.

Pode (um animal) aperfeiçoar-se a ponto de se tornar um Espírito Humano? – R: Ele pode, mas depois de passar por muitas existências animais, seja no nosso planeta terrestre, seja em outros.(Revue Spirit, março de 1860 – p. 87)

Comentários:

Esse enunciado da Revista Espírita publicada por Kardec em 1860 elimina quaisquer dúvidas sobre a evolução que acontece no reino animal, para o espírito, que futuramente alcançará o mérito de se tornar integrante do meio humano.

Há progresso de vossa parte por compreender esse aperfeiçoamento dos animais… Eu disse que há um progresso moral para o animal. (Revista Espírita, julho de 1860 – Espírito de Charlet – cap. III)

Comentários:

Até mesmo a nossa disposição em aceitar e entender que os animais, como seres espirituais, evoluem e ainda chegarão à fase de humanidade é uma demonstração de nossa própria evolução moral e espiritual. Não háporque nos admirarmos de que os animais podem evoluir do ponto de vista moral, pois se sabemos que dia chegarão à fase humana, onde a evolução moral é destaque em nossas personalidades, não se pode esperar que a moralidade somente surja nesta fase, uma vez que o que caracteriza como ser humano são os atributos morais. Onde os conseguiríamos tais atributos senão na fase animal, ainda que em rudimentos?

Não admitir o progresso daquilo que há abaixo do Homem seria um contra-senso, uma prova de ignorância e de completa indiferença. (Revista Espírita março de 1860 – FEB)

Comentários:

O orgulho de muitas pessoas faz com que elas não aceitem o fato de que o nosso espírito tenha passado por fases anteriores e que já habitamos corpos tão primitivos quanto o mais primitivo ser que possamos imaginar e que ao longo de diversas experiências reencarnatórias atingimos a fase humana. No entanto, esta indiferença e este pouco conhecimento ou vontade de entender desaparecerá em futuro próximo.

Julgando então da causa pelo efeito, conseguiram calcular-lhe os elementos e mais tarde os fatos lhes vieram confirmar as previsões. Apliquemos este raciocínio a outra ordem de idéias. Se se observa a série dos seres, descobre-se que eles formam uma cadeia sem solução de continuidade, desde a matéria bruta até o homem mais inteligente. Porém, entre o homem e Deus, alfa e ômega de todas as coisas, que imensa lacuna! Será racional pensar-se que no homem terminam os anéis dessa cadeia e que ele transponha sem transição a distância que o separa do infinito? A razão nos diz que entre o homem e Deus outros elos necessariamente haverá, como disse aos astrônomos que, entre os mundos conhecidos, outros haveria, desconhecidos.O Livro dos Espíritos – Introdução (ALLAN KARDEC)

Comentários:

Aqui Kardec afirma que não há interrupções na evolução do Espírito desde a sua criação até o ser humano. Desde o mineral ao ser humano a evolução não se interrompe, passando pelos reinos diversos, incluindo o reino animal. Portanto não há como duvidar que já estivemos nos reinos anteriores.

“Os animais estão sujeitos, como o homem, a uma lei progressiva? Sim; e daí vem que nos mundos superiores, onde os homens são mais adiantados, os animais também o são, dispondo de meios mais amplos de comunicação. São sempre, porém, inferiores ao homem e se lhe acham submetidos, tendo neles o homem servidor inteligentes. Nada há nisso de extraordinário, tomemos os nossos mais inteligentes animais, o cão, o elefante, o cavalo, e imaginemo-los dotados de uma conformação apropriada a trabalhos manuais. Que não fariam sob a direção do homem? (O Livro dos Espíritos).

Comentários:

Todos os espíritos são criados simples e ignorantes e depois evoluem do átomo ao arcanjo. Passando por fases evolutivas, estagiam em fases primitivas, entre seres primários da evolução, passando depois a fase vegetal e animal, antes da fase hominal. Assim como a nossa evolução ocorre daqui ao arcanjo, ela aconteceu também do vegetal ao animal assim como do animal ao homem. Portanto, o ser humano não detém o privilégio da evolução, pois tudo na natureza evolui, inclusive a alma dos animais.Ao mesmo tempo em que está acontecendo a nossa evolução, acontece a dos animais. Por isso, enquanto evoluímos, os animais também evoluem. Evoluindo os animais, quando se encontrarem em uma condição de reencarnar como animais mais evoluídos, nós estaremos também em outra situação evolutiva mais elevada também e os teremos como auxiliares inteligentes. Estando na condição de animais, não poderiam ser superiores aos seres humanos, porque a fase animal é anterior a humana. E quanto mais inteligente for o animal e maior for o aproveitamento deles ao nosso lado, mais rápida será a sua evolução sob nossa orientação.


Fonte: Livro :Os Animais Conforme o Espiritismo (Veterinário Marcel Benedeti)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Web Statistics