quinta-feira, 2 de julho de 2009

Leishmaniose - Pesquisa em Portugal


O Observatório Nacional de Leishmanioses (ONLEISH) realizou o primeiro estudo epidemiológico global da Leishmaniose em Portugal.
É uma iniciativa única e pioneira a nível Europeu, a qual, incluiu o rastreio de mais de 4000 animais de todo o país. Portugal tem uma prevalência da doença considerada elevada.
Pretende-se que as conclusões deste estudo possam ajudar a esclarecer e sensibilizar as populações para a Leishmaniose Canina. "Ao sensibilizarmos as entidades mais envolvidas no combate à doença, consequentemente iremos proteger os cães da doença.", explica a Prof. Lenea Campino.
"Os Portugueses estão mais despertos para a saúde do seu animal de estimação do que muitas vezes se pensa".
Ela explica que ainda é preciso ter em mente que os animais rastreados são cães que têm acompanhamento médico regular e que os números encontrados podem ser maiores se as amostras recolhidas fosse também de cães abandonados.
O sucesso do Observatório é consequência de uma política que prevê tanto a prevenção, o controle e o estudo da doença, e essa visão, de respeito aos animais e aos humanos, faz com que a população contribua para o sucesso.
A ONLeish nasceu da iniciativa de um conjunto de pessoas de várias áreas que deparando-se com um considerável desconhecimento na maioria da população portuguesa sobre as Leishmanioses e perante a lacuna na informação disponível, mais especificamente, no que diz respeito à Leishmaniose Canina, e por isso, considerou importante criar uma entidade para promover o esclarecimento e o desenvolvimento de ações assertivas sobre esta patologia.
Outro fator a ser considerado na epidemiologia da doença é o seu conhecimento por parte das populações, pois um nível de conhecimento baixo pode constituir um fator de risco que permita, pelo menos, a perpetuação da doença.
Com base num questionário sobre a Leishmaniose Canina realizado junto de proprietários de cães que visitaram Centros de Atendimento Médico-Veterinário, uma equipa multidisciplinar de veterinários e investigadores efetuou um estudo que permitiu ter uma ideia do nível de conhecimento da Leishmaniose, em Portugal, nomeadamente que:
• 40% a 70% dos donos dos cães não conhecem a Leishmaniose Canina;
• 55% a 80% não sabem qual o resultado do tratamento;
• 60% a 75% não sabem como prevenir esta doença;
• 70% a 85% desconhecem quais os sinais clínicos típicos;
• Só 20% considera que a Leishmaniose Canina pode ser transmitida ao homem;
• Apenas entre 6% a 12% dos donos dos animais inquiridos demonstram ter um conhecimento satisfatório acerca da LVC.
Estes resultados permitem concluir que o nível de conhecimento acerca da doença é reduzido, tornando-se evidente a necessidade de serem desenvolvidos esforços de sensibilização e esclarecimento junto dos donos dos cães acerca desta zoonose.




0 comentários:

Postar um comentário

 
Web Statistics