sábado, 15 de agosto de 2009

Leishmaniose canina e leishmaniose humana: quem deve sobreviver?

O Blog Discute! E os leitores respondem!

Devido a grande discussão da pergunta abaixo feita por um leitor do Blog, outro leitor nos enviou um trecho de uma entrevista como continuação da resposta …. Obrigada a todos!!!

Pergunta do leitor:

Por que as pessoas insistem em tratar a leishmaniose burlando a lei? Elas só irão parar quando alguém da família delas pegar a doença. Dai sim vão entender! Se o seu pai ou a sua mãe tivesse a doença você iria continuar apoiando o tratamento nos cães?

Resposta de outro leitor:

O filósofo australiano Peter Singer vem ao longo dos últimos trinta anos tentando realizar na prática o que para muitos não passa de mera utopia: diminuir a quantidade de sofrimento no mundo. Tarefa que fez de Singer um dos mais polêmicos e influentes filósofos vivos. Veja trecho de entrevista dada por ele:

Qual a contribuição da bioética para os animais?
PS: Existem muitas pessoas que se preocupam com os animais, mas eu penso que a entrada de filósofos e bioeticistas neste campo faz as pessoas verem que não é apenas por um sentimentalismo, ou amor aos animais, que devemos tratar os animais de forma diferente. A forma como nós tratamos os animais é um assunto moral, da mesma forma como a luta contra o racismo e o sexismo (machismo) são assuntos morais.

O seu livro Libertação Animal, lançado em 1975 e publicado pela primeira vez no Brasil este ano, foi um marco no movimento de defesa dos animais. Como surgiu a idéia do livro e quais foram as mudanças ocorridas no tratamento dos animais não humanos desde a sua primeira edição em 1975 até hoje?
PS: A idéia do livro surgiu como resposta às cartas que recebi após publicar um artigo sobre animais no The New York Review of Books em abril de 1973. Recebi apoio de um editor que me encorajou a transformar o ensaio em livro. São muitas as mudanças na maneira como são tratados os animais não humanos desde então, mas é claro com variações entre países. Por exemplo, na maioria dos países, os cosméticos não são mais testados em animais; há um teste horrível em especial, conhecido como LD50, o qual descrevi no livro, que também hoje é raramente usado. Mas as mudanças mais importantes estão acontecendo na União Européia, onde muito dos piores abusos nas fazendas industriais estão em desuso. Isto inclui um curral individual para a criação de bezerros para vitela, e também para as porcas prenhes, assim como o padrão de gaiolas para galinheiros. (Maiores detalhes desses abusos podem ser visto no livro Libertação Animal).


O senhor defende o vegetarianismo. Quais são os fundamentos éticos da sua defesa?
PS: O argumento ético é muito simples. Uma vez entendido que os animais são capazes de sofrer, não há justificativa em fazê-los sofrer, a menos que seja para evitar um sofrimento ainda maior. Mas para nós que temos uma grande variedade de alimentos além da carne, não há necessidade de fazer os animais sofrerem para termos uma boa saúde. Infelizmente, todos os processos de criação de animais utilizados para a alimentação negligenciam os interesses dos animais e os fazem sofrer desnecessariamente. Então, já que nós não precisamos comprar esses alimentos para termos uma vida saudável, nós devemos boicotá-los.

Alguma mensagem para os brasileiros?
PS: Como eu disse, o Brasil é um país que terá um importante papel no futuro. Eu espero que os brasileiros contribuam para fazer um mundo mais justo e melhor, para humanos e animais. Mas para atingir essa meta, o Brasil deve fazer mais para superar a pobreza e o abuso de animais em seus limites. Eu espero que meus leitores no Brasil - os que são das classes mais ricas - não se contentem em deixar esse trabalho para o governo, mas que dêem seus próprios passos para reduzir o abismo entre ricos e pobres em seu próprio país. E fazer do Brasil um país que cuida dos animais não-humanos da mesma forma que cuida dos seres humanos.

Fábio Coltro
Publicado originalmente na revista Cult - 3 de Novembro de 2004

- Fonte: www.criticanarede.com

"Os animais do mundo existem para seus próprios propósitos.
Não foram feitos para os seres humanos, do mesmo modo que os negros não
foram feitos para os brancos, nem as mulheres para os homens."

0 comentários:

Postar um comentário

 
Web Statistics