terça-feira, 9 de março de 2010

Contra o abandono

 

Política para controle de natalidade de cães e gatos tem apoio de 300 mil brasileiros

09 de março de 2010

Os cães e gatos domésticos podem ter a natalidade controlada a partir da aprovação do projeto existente na Câmara do Senado. Cerca de 300 mil cidadãos brasileiros apoiam a adoção da política, cuja votação tem previsão para acontecer na próxima semana, através da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
O projeto (PLC 4/05), de autoria do deputado Affonso Camargo (PSDB-PR), estabelece que a reprodução desses animais será controlada por meio de esterilização cirúrgica, e  proíbe a prática de outros procedimentos veterinários. Para a execução, serão levados em consideração o levantamento das localidades com superpopulação de animais ou quadro epidemiológico; a necessidade de redução da taxa populacional a níveis satisfatórios; e atendimento prioritário aos animais oriundos de comunidades de baixa renda.
O relatório favorável, elaborado pelo senador Wellington Salgado (PMDB-MG), foi divulgado por Tasso Jereissati (PSDB-CE) na reunião desta terça-feira. No documento, Salgado ressalta que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera cara e ineficaz a política de captura e extermínio de animais errantes, como a adotada pelo Brasil, para o controle de zoonoses.
Com informações da Agência Senado

0 comentários:

Postar um comentário

 
Web Statistics