Dúvida dos leitores:
Eu usava a Scalibor no meu Pug, mas ele teve uma crise renal aguda e o veterinário disse para não usar mais, pois é toxica para os rins. Queria saber o que posso usar no meu cão para prevenir a leishmaniose e não prejudicar seus rins.
O Blog responde:
A coleira nao é tóxica aos rins. O princípio ativo da coleira é a deltametrina. Deltametrina é um piretróide. Os piretróides são toxicidade bastante baixa quando comparados aos outros ectoparasiticidas. Seu efeito tóxico é sobre o sistema nervoso. Os sinais de intoxicação, que ocorrem quando são aplicadas altas doses, consistem de hiperexcitação, agressividade, tremores, fraqueza e resposta de sobressalto. Outros sinais, são salivação profunda, movimento de pedalar, convulsões, incoordenação e desorientação (fonte: Spinosa et. al. 1999 - Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária).
A coleira tem mínimos efeitos colaterais, que se resumem à alergia na região do pescoço que cessa quando ela é retirada e, nos casos em que os animais ingerem a coleira, sinais neurológicos de pouca gravidade e tratamento sintomático.
0 comentários:
Postar um comentário