sábado, 13 de junho de 2009

Alerta


Sinais de alerta de doença em cães

Seu cão não vai sozinho ao Veterinário....Um cão que está indisposto faz tudo para convencer seu dono de que está bem. Isso vem de milhares de anos de instinto. No meio selvagem, um animal obviamente doente ou fraco (mesmo um predador) é tão bom quanto o sadio. Mesmo que ele não tenha que se preocupar muito com isso, o instinto de seu cão ainda lhe diz para ocultar quaisquer sinais de doença. Você precisará de um olho clínico e boas habilidades de observação para perceber alguma das pistas mais sutis. Claro, quanto mais você conhecer seu cão, mais fácil será.

Algumas das coisas a procurar são básicas: o modo que seu cão olha, age, come e bebe. Por exemplo, pode parecer que ele ganhou peso, mesmo se seu apetite não mudou muito, ou como se estivesse perdendo peso, mesmo se estiver comendo mais. Uma alteração de 10% no peso, que poderia ser tão pouco quanto 1/2 kg em um cão pequeno, é algo a levar à atenção de seu veterinário.

Normalmente, sabemos que nosso cão está se sentindo bem quando se atira na comida. Não é estranho, contudo, se ele pular uma refeição ou duas, especialmente em dias quentes. Isso é algo com o que se preocupar. Se seu cão torcer o nariz para a comida por mais de dois dias, ligue imediatamente para seu veterinário. Algumas doenças e medicamentos fazem com que os cães desenvolvam hábitos alimentares que estão evidentemente fora do comum para eles. Um cão que nunca foi um ladrão de comida e de repente começa a se aventurar na lata de lixo ou roubar comida da mesa está dizendo a você que precisa de um exame geral ou um ajuste em sua medicação.

Um cão que começa a beber muita água pode estar desenvolvendo diabetes ou doença dos rins. Você pode não perceber o consumo extra de água facilmente, mas deve poder perceber o aumento na quantidade de urina. Ele estará produzindo quantidades muito maiores de urina e terá que sair com mais freqüência. Ele também pode começar a ter acidentes em casa.

Um cão saudável tem uma pelagem espessa e brilhante. Uma pelagem opaca ou com partes ásperas, secas ou peladas é um sinal de que algo não está bem. O problema poderia ser o tipo de comida que seu cão está comendo, uma alergia a pulgas ou outro problema de pele. Seja qual for o caso, o conselho de seu veterinário o ajudará a colocar seu bichinho de volta na linha.

Um sinal mais sutil de enfermidade é o que os artigos veterinários chamam de "letargia" (em termos simples, significa preguiça ou lentidão). Um cão que é letárgico pode não mostrar interesse em sair para um passeio, mesmo que esse seja normalmente o ponto alto de seu dia. Ele não quer brincar, nem mesmo seu jogo favorito de pegar a bola de tênis. Agora, algumas vezes a letargia pode ser atribuída a um dia quente, a ficar dolorido após uma longa caminhada extra, ou simplesmente por se sentir mal-humorado. Se isso continuar por mais de dois dias, contudo, fale com seu veterinário.

Um sinal familiar e não tão sutil de enfermidade é o vômito. O vômito é menos dramático no mundo canino do que no nosso, e os cães vomitam deliberadamente para se livrar de algo que não é bom para eles. O vômito brando ocasional normalmente não é nada com o que se preocupar. Mas se seu cão vomitar freqüentemente ou várias vezes seguidas, tiver febre, parecer deprimido ou com dor, ou tiver sangue no vômito ou este for forçado, você deve ligar imediatamente para o veterinário.

Por mais desagradável que pareça, as fezes do seu cão são uma pista de sua saúde. As fezes de um cão saudável são pequenas, firmes e úmidas. Fezes secas e duras que fazem seu cão se esforçar na eliminação podem ser um sinal de que seu cão não está bebendo água o suficiente, ou pode ser uma dica de outro problema alimentar ou de saúde. Segmentos riscados em formato de arroz nas fezes indicam vermes. Não é incomum que ocasionalmente as fezes sejam moles ou líquidas ou contenham muco ou até mesmo uma mancha de sangue. Porém diarréia, esforço, ou fezes mucosas ou tingidas de sangue que duram mais que dois dias devem levar a uma visita ao veterinário. Se o problema de eliminação vier acompanhado de outros sinais - febre, vômito, letargia, perda de apetite, diarréia hemorrágica - ligue imediatamente para o veterinário.


Primeiros sinais de alerta de doença

Os sinais a seguir de doença podem indicar problemas potencialmente graves. Se você perceber qualquer um desses sintomas, deve ligar imediatamente para seu veterinário e marcar uma consulta.

  • Ele parece cansado ou preguiçoso.

  • Tem dificuldade em urinar ou está urinando mais que o normal.

  • Está arrastando ou correndo com o traseiro no chão. Ele pode ter vermes, suas glândulas anais podem estar bloqueadas, ou pode ter doença de rins ou diabetes.

  • Está bebendo mais água que o normal.

  • Não quer comer e perde mais de duas refeições.

  • Come muito mas está perdendo peso.

  • Está babando demais. Pode estar com problema de dentes ou gengivas, ou pode ter engolido algo venenoso.

  • Suas gengivas estão vermelhas ou inchadas.

  • Seus olhos estão embaçados ou vermelhos, está entortando os olhos ou tem muita secreção no olho.

  • Está ofegante ou com respiração curta.

  • Demonstra medo ou choraminga quando é tocado.

  • Tem algum tipo de inchaço em seu corpo.

  • Vomita, tem ânsia, espirra ou tosse repetidamente.

  • Sua pelagem está dura ou opaca.

  • Não é esterilizado e tem corrimento vaginal.

  • Tosse ou vomita com sangue.

  • Tem febre.

Os sinais a seguir de doença podem indicar problemas muito graves. Se você perceber qualquer um dos sintomas abaixo relacionados, leve seu cão ao médico imediatamente.

  • Ele está desidratado. Pegue a pele atrás de seu pescoço. Se ela não retornar rapidamente ao lugar, ele pode estar desidratado. Outro sinal de desidratação são as gengivas secas ou pegajosas.

  • Suas gengivas estão pálidas, brancas ou azuis.

  • Não consegue urinar.

  • Tem desmaios ou colapsos.

  • Tem ataque ou convulsão.

  • Fica superaquecido.

  • Seu abdômen fica inchado. Ele pode ter uma torção gástrica (uma torção em seu estômago), tumor mamário, doença cardíaca ou hepática, peritonite (inflamação do revestimento abdominal) ou piometra (infecção uterina).

  • Não consegue usar suas pernas traseiras.

Assistência médica preventiva para cães

A medicina veterinária preventiva pode identificar problemas antes que se tornem graves, economizando tempo e dinheiro. Como funciona a medicina preventiva? É bem parecido com cuidar de seu carro, na realidade. Você verifica rotineiramente o óleo e a pressão do ar nos pneus e leva o carro para manutenção regularmente. Fazendo a mesma coisa com seu cão - examinando-o em casa semanalmente e agendando um exame veterinário anual e as vacinas - você pode extrair os problemas de saúde de seu amigo e até mesmo prolongar a vida de seu cão.
Visitas regulares ao veterinário. Quando você leva seu cão em cada ano para um exame no veterinário, ele não apenas lhe dá algumas vacinas e o manda para casa. Ele faz um exame completo: apalpando o corpo para ter certeza de que todos os órgãos internos parecem normais e não há inchaços ou protuberâncias preocupantes; verificando a condição dos olhos e orelhas; ouvindo o coração e pulmões; verificando o peso e tirando a temperatura. Como os cães envelhecem de modo diferente das pessoas, esse exame físico anual é comparável a um exame físico seu a cada cinco ou seis anos. Isso é especialmente importante se seu cão é de meia idade ou mais velho, pois dá ao veterinário chance de encontrar e tratar problemas de saúde antes que se tornem graves.
Vacinas caninas. A maioria das pessoas acreditam que as vacinas são boas para um cão e o protegem contra a doença. Claro que estão certas. Quando os filhotes nascem são protegidos por anticorpos especiais produzidos no leite de sua mãe, mas à medida que envelhecem perdem essa proteção. É por isso que precisam de uma série de vacinas, normalmente começando com seis a dez semanas de idade, para estimular sua própria imunidade contra a doença. As vacinas são repetidas a cada três ou quatro semanas até que o filhote esteja quase com quatro meses de idade. A partir daí toma vacinas anuais para protegê-lo pelo resto de sua vida. Essas vacinas protegem seu cão da raiva, parvovirose e cinomose e contra outras doenças como hepatite viral, leptospirose, parainfluenza, coronavirose e tosse do canil. Se você mora em uma área onde a doença de Lyme é comum, especialmente se seu cão passa muito tempo ao ar livre, o veterinário pode vaciná-lo contra isso também.
Castração e esterilização
Você pode ficar surpreso em saber que esterilizar uma cadela antes de seu primeiro cio e castrar um macho antes que atinja a maturidade sexual pode evitar muitos problemas de saúde e comportamentais. As cadelas absolutamente não precisam ter uma ninhada (ou um cio) antes de serem esterilizadas. Na realidade, apenas o contrário é verdadeiro.

As cirurgias de esterilização e castração são fáceis de se realizar em filhotes jovens, levando menos tempo e exigindo menos anestesia graças à nova tecnologia e novos medicamentos. Os filhotes jovens se recuperam mais rapidamente que filhotes mais velhos ou adultos, e os benefícios a longo prazo incluem um risco muito menor de desenvolver tumores mamários e nenhum risco de infecções uterinas perigosas ou câncer testicular. Os cães esterilizados ou castrados antes de atingirem a puberdade têm chance muito maior de viver uma vida longa e plena.

Outro mito comum sobre a esterilização e castração é que um cão alterado irá engordar. A verdade é que o ganho e a perda de peso nos cães funciona de acordo com as mesmas regras das pessoas. Muita comida e falta de exercícios - não a esterilização e castração - são o que fazem os cães ganharem peso.

A esterilização e a castração de um cão também têm um efeito positivo no comportamento. Se houver uma cadela no cio praticamente em qualquer lugar, um cachorro não alterado irá saber. Ele irá tentar sair, irá perambular a esmo, marcará sua mobília e outras coisas com urina e pode se tornar excessivamente agressivo. Uma fêmea não esterilizada atravessa a desordem do cio (estro) cerca de duas vezes por ano, durante o qual ela pode também tentar escapar ou se torna mais imprevisível em seu comportamento. Durante a maré baixa e fluxo dessas ondas hormonais, cães esterilizados e castrados são mais consistentes em seu temperamento - o que torna o treinamento mais fácil - ainda que seu zelo em proteger você e sua casa nunca diminuam.

A esterilização e castração têm outro benefício importante que geralmente é ignorado: eles evitam o nascimento de filhotes indesejados. De acordo com a Sociedade Humana dos Estados Unidos, de 25 a 35 milhões de cães são sacrificados todo ano simplesmente por não haver casas suficientes para eles. Mesmo se você deixar seu cão ter uma ninhada e encontrar lares para cada filhote perdido, isso simplesmente significa que há um número igual de filhotes em algum lugar que não conseguem esses lares e acabarão sendo sacrificados.

Seu cão deve ser alterado entre quatro a seis meses de idade, a menos que seu veterinário recomende esperar mais. A esterilização ou castração é um investimento único (muitos abrigos de animais até possuem programas de castração e esterilização de baixo custo), reduzindo drasticamente o risco de várias doenças graves (incluindo alguns tipos de câncer) em seu cão e dobrando a expectativa de vida dele.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Web Statistics