domingo, 14 de junho de 2009

O Blog Responde!

Pergunta: O que significa quando se diz que um tratamento foi bem sucedido para a LVC? Existe cura para Leishmaniose?

Depende da ótica dos autores envolvidos:

  1. Veterinário e Proprietário do cão: Para o proprietário e para o clínico veterinário, o sucesso do tratamento se dá a partir da remissão dos sinais e melhoria da condição clínica apresentada pelo animal.
  2. Parasitologistas: Para os parasitologistas, a cura significa completa eliminação do parasito do hospedeiro
  3. Entomologistas, órgãos de saúde pública e epidemiologistas: para estes, a cura significa a incapacidade do animal em transmitir o parasito aos insetos vetores (quebrando o ciclo de transmissão) é suficiente para considerar o tratamento como um sucesso.

Alguns autores sugerem que os cães tratados para LV que permanecem assintomáticos pós- tratamento apresentam menor quantidade de parasitos na pele do que aqueles sintomáticos, sejam estes tratados ou não. Sugerem também que o tratamento para LVC poderia ser considerado como uma medida profilática no controle da doença (ALVAR, 1994; JOÃO et al., 2006; MIRÓ et al., 2005; RIBEIRO, 2006).

Miró (2005) acredita que, sempre que possível, todos os cães com LV devem ser tratados, tendo em vista a diminuição da carga parasitária e da infecciosidade aos flebotomíneos obtidas pelo tratamento, o que refletiria positivamente na epidemiologia da doença canina humana.

Quer saber mais?

Clique na imagem para ler o arquivo completo

2 comentários:

Anônimo disse...

Sigo diariamente seu blog e fico na expectativa por mais dicas !
Bjs e Sucesso !

Anônimo disse...

Sempre passo por aqui, mas nunca havia comentado. Seu blog nos inspira muito!!! Admiro sua vontade de compartilhar conosco essas informações e meu deus as imagens de cachorrinhos são lindas!
xD bjos.

Postar um comentário

 
Web Statistics