quarta-feira, 1 de julho de 2009

Leishmaniose - Custos

Todas as técnicas já mencionadas para o diagnóstico da LVC, variam quanto à sensibilidade, especificidade, praticidade e viabilidade. Assim, eleger uma única técnica a ser utilizada na rotina clínica, dependerá principalmente do objetivo a ser alcançado, ou seja, concluir diagnóstico de animais infectados, acompanhamento do desenvolvimento da enfermidade, e monitoramento dos
animais submetidos ao tratamento.
Os animais submetidos ao tratamento devem ser controlados a cada três/cinco meses, através da avaliação clínica, sorologia para detecção de anticorpos anti-Leishmania, avaliação bioquímica sérica, hemograma completo, proteinograma e quando possível pesquisas de parasitos na pele.
Por isso, ao nos referirmos sobre os valores e custos relacionados ao diagnóstico e tratamento para Leishmaniose Canina, estariamos representando uma média, podendo, portanto, variar por região, estado, objetivos, etc.
Não existe uma receita de bolo. Cada animal tem um biotipo, uma característica diferente, uma condição específica de saúde. Cada veterinário segue um protocolo... e assim por diante.
De qualquer forma, enumerei alguns procedimentos que, em sua maioria, são utilizados:

A) DIAGNÓSTICO (por animal)
Alguns destes exames, podem ser repetidos durante o tratamento, semanalmente ou a cada 3-5 meses.
- Hemograma completo: entre 20 e 30 reais
- Creatinina: entre 10 a 20 reais
- Uréia: entre 10 a 20 reais
- Fosfatase Alcalina: entre 10 a 20 reais
- Proteínas Totais: entre 10 a 20 reais
- Albumina: entre 10 a 20 reais
- Globulina: entre 10 a 20 reais
- RIFI / ELISA: 25,00 a 45,00 reais
- Punção: 15,00 a 30,00 reais
- Consulta: 30 a 60 reais
Além desses, há outros exames complementares que deverão ser solicitados pelo médico veterinário.

B) TRATAMENTO
Antes de iniciar qualquer terapia, recomenda-se a realização de uma avaliação laboratorial dos animais por meio de hemograma, bioquímica sérica para perfil renal e hepático, exame de urina, e proteinograma para comparação e avaliação da eficácia do tratamento.
- Medicamentos:
Levando-se em consideração os medicamentos mais utilizados - os antimoniais pentavalentes, o alopurinol, a aminosidina e a anfotericina B, os custos irão variar em relação ao protocolo escolhido, ao estado de saúde do animal e ao seu biotipo.
Vários outros compostos incluindo pentamidinas, aminosidinas, miltefosinas, metronidazol, e cetaconazol, estão sendo investigados como agentes antileishmania e usados em tratamentos.
Além disso podem ser incluidos no tratamento, medicamentos para insuficiência renal, vitaminas, remédios para tratamento dos distúrbios hepáticos, dietas alimentares específicas, imunomoduladores, suplementos vitamínicos, além de claro, produtos repelentes, como a coleira para proteção do cão...



Na verdade, o carinho, a amizade, a companhia e as lambidinhas, não têm preço!

2 comentários:

Anônimo disse...

estou procurando tudo q está a meu alcance, não quero sacrificar meu bichinho q nem sintoma tem . muita gente paga bem caro por outras coisas, vale a pena

Anônimo disse...

Na verdade os custos são bem menores que isso...assim como em toda profissão, existem os profissionais que só querem ganhar dinheiro e outros honram o amor e a ética. Esses últimos nao ve essa lado do dinheiro somente. Particularmente eu nao gasto nada .

Postar um comentário

 
Web Statistics