quinta-feira, 23 de julho de 2009

Leishmaniose canina tem cura?

Dando umas olhadas sobre o que se tem falado sobre LVC ultimamente, me deparei com o seguinte debate. É muito interessante, pois nos mostra como as opiniões sobre a LVC são diferentes. E neste caso, o que chama a atenção é que a primeira afirmação é de um médico veterinário … Confiram!

Fórum de discussão sobre a LVC – Tópico/Assunto: Tratamento da LVC

Comentário de um Médico Veterinário X: Leishmaniose não tem cura!
O Ministério da Saúde reúne anualmente os maiores experts em Leishmaniose da América Latina para discutir o assunto. E o que se sabe até agora é que não existe tratamento para o calazar canino. Há até uma proibição do governo de se usar medicamentos humanos em cães, e todo e qualquer medicamento que não esteja aprovado pelo ministério da saúde (ou seja, não há nenhum). Portanto, caso queiram se enganar, acreditem que o calazar em cães tem cura. O Conselho Federal de Medicina Veterinária recomenda aos proprietários enganados por profissionais com o tratamento canino que os denunciem que há punição para isso. No dia que descobrirem que há cura para o cão, eu gostaria de estar envolvido nisso, pois eu ficaria milionário da noite para o dia. Sou Médico Veterinário, e não acho nada bom ter de eliminar cães com calazar, mas não há alternativa ainda. Temos de admitir que a Ciência é a base de tudo, não a emoção. Cães podem se curar espontaneamente de calazar, pois muita gente se cura até de câncer! Mas isso não é a regra.

Resposta de uma pessoa X: O que não tem cura é a ignorância do ser humano. São os pseudos profissionais que põem um diploma embaixo do braço e não buscam especializar-se, apesar da globalização. Enquanto existe vida, existe a esperança. Alguém seria capaz de exterminar um homem somente pq ele tem aids e ela não tem cura?????? Graças aos esforços de verdadeiros veterinários, membros da Anclivepa de Minas Gerais (Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais), o Procurador Geral da República por aquele Estado, Dr. Fernando de Almeida Martins, recomendou a revogação dessa Portaria alegando, entre outros pontos, que há mais de dez anos veterinários mineiros tratam a doença com sucesso e, baseado em pesquisas científicas, afirmam que cães em tratamento e aqueles que já foram tratados, são incapazes de transmitir a Leishmaniose, pois deixam de ter protozoários presentes em sua pele. Além disso, questionou as técnicas de detecção da doença, pois o atual exame usado (quando é feito), o sorológico, verifica apenas se o animal produz anticorpos contra o protozoário transmissor, sem comprovar sua existência.

Resposta de uma Médica Veterinária Y: Segundo a Arca-Brasil, essa portaria arbitrária “não prevê políticas preventivas que ataquem o principal transmissor da doença (o mosquito vetor), não torna obrigatória a utilização de testes eficazes de identificação do mal, não propõe vacinação em massa ou campanhas de conscientização e prevenção.” Na Europa, principalmente na Espanha (onde existem 4 milhões de cães), os animais com Leishmaniose Visceral não são sacrificados há muitos anos. Segundo o Dr. Fábio Nogueira, nos países desenvolvidos o tratamento da doença é rotineiro e amparado por produtos veterinários.O Glucantime, da Merial, específico para veterinária e similar ao humano, é usado na Europa há bastante tempo; o MILTEFORAN é a novidade da Virbac na Europa para tratamento da Leishmaniose; a comunidade européia também conta com o suporte da indústria de rações: a Affinity Pet Care possui na sua linha de alimentos sob prescrição, a ração Leishmaniasis Management, alimento específico para cães com Leishmaniose. Se esses cães tratados continuassem sendo transmissores da doença, em uma comunidade exigente com a saúde como é a européia (lembram-se das exigências sobre nossos produtos para serem para lá exportados?), haveria novos medicamentos e até ração específica para eles? Alguém já leu alguma notícia de mortes de humanos por Leishmaniose na Espanha? Observação: O Milteforan age sobre o parasita instalado na medula, figado e baço. Será que já não é hora de acabar com essa manipulação vergonhosa da opinião pública contra os cães e o poder público fazer jus ao dinheiro que nos tira, e realmente trabalhar para o bem estar de toda a população? Mas negar medicamento e matar cães sem sequer fazer exame para comprovar a doença é bem mais cômodo e mais barato, e mostra “trabalho” ao povo que desconhece o assunto. Enquanto isso a doença vai se alastrando. Isso é Brasil.

Comentário Pessoal: Meu comentário pessoal se estenderá pela experiência pessoal e pela experiência de milhares de pessoas que tive a oportunidade de discutir sobre suas experiências. A resposta está no Blog, na criação dele, na procura e nas histórias que eu conheço. É como eu sempre digo, a cura é um termo que em LVC tem vários pontos de vista. Para mim, que amo os meus animais ela é real. Pode até não existir a cura por completo (embora alguns estudos e experiências de muitos profissionais demonstram o contrário), mas o TRATAMENTO EXISTE. Ah sim, ele existe. E O TRATAMENTO, DESDE QUE SOB O ACOMPANHAMENTO DE PROFISSIONAL E SOB CRITÉRIOS DEFINIDOS TAMBÉM EXISTE E OS RESULTADOS SÃO INCONTESTÁVEIS.

Como observadora que sou, fiquei muito curiosa sobre o que o caro colega veterinário X quis dizer que “no dia que descobrirem que há cura para o cão, eu gostaria de estar envolvido nisso, pois eu ficaria milionário da noite para o dia”. Ele quis dizer que exploraria os donos de animais? Ele quis dizer que é impossível isso acontecer?

Eu só sei de uma coisa. Se ele ficar indo em tópico falando coisas que já são batidas, milionário ele não ficará. Ele poderia estar pesquisando sobre a doença, ao invés de perder tempo em propagar coisas que já estão sendo refutadas..

Quem sabe assim ele não seria um forte candidato a ficar milionário …

2 comentários:

Anônimo disse...

Este "profissional" aí em cima deveria mesmo fazer uma profunda revisão de vida e conduta médica. Se gosta tanto de dinheiro e acha que emoção é descartável pela ciência, deveria vender seu diploma e trocar de profissão. Vá quebrar pedras, não trabalhar com seres vivos. Aliás, quem foi que te convenceu a ser veterinário? OLHE À SUA VOLTA(NÃO NO SEU QUARTEIRÃO, NO MUNDO), PESQUISE E VEJA QUANTOS ANIMAIS ESTÃO VIVENDO BEM A ANOS, COM O TRATAMENTO!!!

Anônimo disse...

tem cura animais tem curapra humanos

Postar um comentário

 
Web Statistics