quarta-feira, 29 de julho de 2009

Tire suas dúvidas sobre a Leishmaniose canina e os seus direitos! Parte I

O Blog compartilha: Material elaborador pelo Proanima, visite o site aqui
Se o exame realizado pela Secretaria de saúde der positivo, quer dizer que meu cão tem mesmo Leishmaniose ?

O diagnóstico da Leishmaniose é altamente complexo e nenhum dos métodos é 100% seguro. Por isso a importância de se realizar ao menos uma contra-prova e do animal ser examinado por veterinário. Na sorologia utilizada pelo GDF, por exemplo, há problemas de cruzamento com outras doenças, notadamente, a erliquiose, ou doença do carrapato. Mas até verminoses comuns podem dar um “positivo”na sorologia Elisa. Assim, seu cão pode ter apenas doença do carrapato ou vermes comuns e testar positivo para Leishmaniose. E independente de reações com outras doenças, em 5-8% dos casos há falsos positivos nas sorologias. Centenas de cães estão sendo mortos no DF sem que tenham com certeza a Leishmaniose. Um exame mais preciso é o PCR, disponível em Hospitais Veterinários e até Clínicas, com custo em média de R$ 65,00. Outros exames preciso são a imunohistoquímica de tecido da orelha, a citologia aspirativa de linfonodo e medula óssea, e a imunofluorescência indireta. Desta forma, caso o resultado da primeira sorologia dê positivo, converse com seu veterinário, que deverá coletar o material e encaminhar para o laboratório para que uma avaliação seja realizada de posse de mais de um resultado e da clínica do animal.

Sobre o inquérito epidemiológico - a campanha que bate de porta em porta, dá orientações e coleta sangue. Tenho a obrigação de permitir que colham o sangue do meu cão?

A Constituição, que está acima de qualquer outra legislação ou portaria, prevê que sua casa é inviolável. É sua escolha permitir ou não que os agentes entrem em sua casa e coletem sangue de seu cão. Sugerimos que os agentes de saúde sejam benvindos para dar orientações de como evitar o mosquito palha, e olhar em sua casa se há locais onde possam estar os mosquitos. Quanto à coleta de sangue, se permitir, exija que a agulha usada seja uma por animal, inutilizada após o uso—e ao receber o resultado, cuidado com a interpretação. Se você optar por não permitir a entrada dos mesmos, fique atento. Muitos agentes de saúde tem usado de "abuso de poder" na hora de exigir a entrada na residência. Eles ameaçam chamar polícia, aplicar multas, etc. Isso não pode ser feito. Constitui-se em um abuso e em constrangimento ilegal. A entrada na sua residência somente poderá ser mediante intimação judicial. Mesmo com a intimação, você tem como CIDADÃO, meios de se defender!

Se meu cão testou positivo, os agentes de saúde podem entrar em minha casa e carregá-lo para matar?

NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.Novamente, a Constitutição Federal (a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial"), que está acima de qualquer lei distrital ou portaria, prevê que sua casa é inviolável. Ou seja, qualquer entrada não autorizada em sua casa requererá ordem judicial, após avaliação por um juiz. O STJ já deu ganho de causa à Ação Civil Pública no Mato Grosso do Sul prevendo que animais só podem ser mortos com o expresso consentimento do proprietário e após a realização de prova e contra-prova. Se algum agente de saúde o ameaçar, isso é abuso de poder. A decisão de sacrificar um animal é do proprietário e algo muito sério. São indicados os sacrifícios apenas quando o animal está sintomático (ou seja, quando os sintomas são claros e comprometem a vida do mesmo) e o tratamento não for indicado. Também há vários relatos no Blog de pessoas que entraram na justiça para garantir o tratamento … leia mais acessando as postagens sobre Leishmaniose – A lei e os seus direitos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Web Statistics