quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Leishmaniose canina: produção científica!

O que há por ai???

Olá leitores, devido aos pedidos, coloco à disposição 3 importantes trabalhos científicos que analisam os aspectos da INFORMAÇÃO e DIVULGAÇÃO sobre a Leishmaniose no país, sob a ótica de diferentes especialidades. Muito interessante!

Título:

A estética do grotesco e a produção audiovisual para a educação em saúde: segregação ou empatia? O caso das leishmanioses no Brasil .

Autor:

Pimenta, Denise Nacif; Leandro, Anita; Schall, Virgínia Torres.

Fonte:

Cad. saúde pública = Rep. public health;23(5):1161-1171, maio 2007. tab.

Resumo:

Buscando compreender a produção de imagens sobre saúde e doença e seus efeitos de aprendizagem resultante da educação em saúde mediada pelos vídeos educativos, o artigo analisa a produção audiovisual sobre as leishmanioses no Brasil. Com base no estudo de 14 vídeos educativos, verificou-se a predominância de um discurso técnico-científico e uma estética do grotesco. Observou-se a hegemonia do modelo televisivo-espetacular, em particular o padrão do telejornalismo, com o uso constante de voz off, indutora da fixação de sentidos. Ao invés de estimular a reflexão crítica sobre as circunstâncias sociais do adoecimento, a prática discursiva e imagética dos vídeos encoraja a sua banalização, tanto pela abordagem pouco criteriosa da doença como pela construção de representações estereotipadas. Há a exposição visual de pessoas doentes e não o protagonismo crítico e sensível das populações implicadas. O artigo apresenta, então, com base nos estudos sobre a antropologia visual e da saúde, argumentos para uma abordagem inovadora na produção e utilização de vídeos educativos, e da educação em saúde mediada pelo audiovisual. Esta deve respeitar e dialogar com as culturas, a subjetividade e a cidadania, desenvolvendo estéticas audiovisuais (narrativas e imagéticas) como práxis educativa no campo da saúde coletiva (Ler texto completo)

Título:

Informação sobre leishmaniose visceral por escolares aos seus familiares: uma abordagem sustentável para o controle da doença

Autor:

Magalhães, Danielle Ferreira de; Silva, José Ailton da; Haddad, João Paulo Amaral; Moreira, Elvio Carlos; Fonseca, Maria Isabel Magalhães; Ornelas, Marina Lúcia Lima de; Borges, Barbara Kellen Antunes; Luz, Zélia Maria Profeta da.

Fonte:

Cad. saúde pública = Rep. public health;25(7):1642-1646, July 2009. tab.

Resumo:

Modelo de disseminação da informação sobre a leishmaniose visceral por escolares aos seus familiares foi avaliado em duas escolas no Município de Caeté, Minas Gerais, Brasil. Em ambas as escolas, intervenção (92 alunos) e controle (96 alunos), as idades dos alunos variaram de 9 a 17 anos. Todos assistiram a uma aula e receberam um panfleto sobre a doença. A intervenção consistiu de uma tarefa de casa, na qual o aluno discutia com o familiar o conteúdo da aula e do folheto. O conhecimento dos familiares (n = 100) sobre a leishmaniose visceral foi avaliado por meio de questionário antes e após a intervenção, aplicado por um agente de saúde, que também preenchia um formulário sobre as condições de limpeza no peridomicílio, no momento da visita. Observou-se melhora significativa do conhecimento sobre a enfermidade e da limpeza relacionada à retirada de folhas entre as famílias que receberam a intervenção (p < 0,05). A disseminação da informação sobre a leishmaniose visceral por escolares pode contribuir para as ações de prevenção da doença. (Ler texto completo)

Título:

Análise da informação sobre a leishmaniose visceral disponível em portais brasileiros da rede mundial de computadores - internet

Autor:

Souza, Camila Luciano Narciso de; Luz, Zélia Profeta; Rabello, Ana.

Fonte:

Rev. Soc. Bras. Med. Trop;41(4):352-357, jul.-ago. 2008. graf, tab.

Resumo:

Com o objetivo de analisar a adequação da informação sobre leishmaniose visceral disponível em portais brasileiros, realizou-se através de portal de busca, levantamento, seleção e análise do conteúdo das páginas eletrônicas. Foram identificadas 24 páginas com objetivos informativos, sendo oito governamentais, 10 comerciais e seis classificadas como outros. Utilizando-se um formulário, foram avaliados os conteúdos relativos à transmissão, reservatório, controle e doença, contendo tópicos considerados essenciais. Os manuais normativos do Ministério da Saúde e a literatura científica foram definidos como padrões de informação. Observou-se, em todas as páginas, elevados percentuais de ausência de informações referentes aos tópicos discriminados em cada um dos quatro blocos de conteúdos. A análise de adequação das informações, quando estas estavam presentes, mostrou 100 por cento de adequação nas páginas governamentais e outros. Entretanto, nas páginas comerciais foram elevados os percentuais de informações incorretas ou incompletas, principalmente no bloco doença. De modo geral, o conteúdo sobre a leishmaniose visceral nas páginas eletrônicas analisadas foi considerado pouco informativo. (Ler texto completo)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Web Statistics