sábado, 1 de agosto de 2009

A Responsabilidade dos proprietários em se tratando de Leishmaniose Canina

Discutimos muito no Blog o direito ao tratamento de cães com LVC, como uma opção do proprietário do animal em consonância com a recomendação de médico veterinário responsável e estado de saúde do animal.

Estamos então, falando em direito/dever de proprietários conscientes, que ao manter um cachorro em casa, está ciente de todos os cuidados e responsabilidades como esse animal e que se preocupa, cuida e ama, acima de tudo.

A Leishmaniose, por ser uma doença, que tem como vetor, um mosquito, deve ser tratada da mesma forma que hoje se discute os casos de Dengue (embora com criadouros diferentes): a conscientização e eliminação de focos/criadouros do mosquito!

Se a população não tomar consciência de que a leishmaniose se previne e se combate com a limpeza, de nada adiantará a eutanásia e o tratamento dos cães. É mais um problema de saúde pública que irá caminhar em números altos como os casos de dengue. A melhor, a mais vantajosa, a mais rica em saber é a consciência de responsabilidade da limpeza de quintais, de organização dos lixos, dos telhados, dos jardins, dos objetos sem uso, etc.

Reconhecendo o trabalho dos agentes e vigilantes, me recordo de ter lido uma reportagem em que um dizia ficar indignado de ver residências de classe média-alta, de aparente luxo, com enorme sujeira nos quintas e fundos, assim como os centros comerciais, onde depositam lixo nos fundos das lojas sem nenhuma restrição, o que vira um verdadeiro foco de proliferação de mosquitos.

POR QUE a população continua sendo desleixada e negligente com suas obrigações , apesar das campanhas hoje, que já ensinou toda a população sobre o descarte correto de lixo, de objetos sem uso, do cuidado dos quintais, com plantas e jardins e das inúmeras imobilizações de entidades e escolas na realização de mutirões?

O que esperar de pessoas que não se importam com a limpeza de suas casas? O que esperar de pessoas que não se importam de morar em casas sem o mínimo de higiene e limpeza, que vivem com quintais sujos, objetos largados sem valor e uso? O que esperar de pessoas egoístas, sem senso de coletividade?

0 comentários:

Postar um comentário

 
Web Statistics