quinta-feira, 11 de junho de 2009

Super dica !!!

Para quem não tem dinheiro ou não quer comprar a coleira Scalibor (contra o mosquito da Leishmaniose), recomendamos outro produto que pode ser utilizado como os mesmos resultados. O produto que substitui a coleira se chama Cyperpour-on (ou Cipermetrina Pour-On) e 1 litro custa em média 10 reais.
É um piretróide (cipermetrina) da mesma família do princípio ativo da coleira (deltametrina), oleoso, e que permanece no pêlo dos animais por mais de 1 mês. Repele e mata mosquitos,carrapatos, sarnas, piolhos e pulgas (é um inseticida).

Aplica-se da seguinte forma:

· Para cães até 10 kilos = 1 ml

· de 10 a 20 kilos = 2 ml

· 20 a 30 = 3 ml

· 30 a 40 = 4 ml

Aplicar SOBRE O PÊLO (como se fosse um gel), sendo que parte é aplicado na ponta das orelhas e focinho (local onde o mosquito da leishmaniose tem o hábito de picar) e o restante na nuca e sobre as cadeiras do cachorro. Possui toxicidade como o princípio ativo da coleira contra Leihsmaniose e não deve ser aplicado sob o sol.

Deve-se aplicar pelo menos 1 vez por mês ou depois de cada banho. Para um cão de até 10 quilos, o produto renderá para 83 anos.

Outras importantes informações:

O produto não precisa de receita, compra-se em casas veterinárias de animais de grande porte. (Agropecuárias) Qualquer marca de produto com cipermetrina pode ser usado (Cyperpour-on, Controlle etc).

Não existem testes em gatos, portanto, não há recomendação expressa. O princípio ativo (cipermetrina) assim como aquele da coleira (deltametrina) é usado rotineiramente em Israel como inseticida de controle peridomiciliar e intradomiciliar. O efeito peridomiciliar não é bom, mas o intradomiciliar sim. Alerte-se que é piretróide (toxicidade moderada) e o produto deve ser aplicado sobre o PELO e não sobre a PELE. Pode ocorrer a aplicação na pele, mas sobre o pêlo a toxicidade é sempre muito menor.

Têm-se demonstrado que o efeito, tanto da coleira como dos pour-on, são melhores após 2 semanas de aplicação, estendendo-se, em alguns casos por mais de 4 meses. Mas recomendamos aplicações mensais pelo menos, ou após os banhos. Outros vários piretróides estão sendo pesquisados e utilizados, dentre eles a permetrina (Pulvex).

Fonte:

Prof. André Luis Soares da Fonseca, MSc.

Imunologia/DPA/CCBS tel (67)3345-7388

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

0 comentários:

Postar um comentário

 
Web Statistics