quarta-feira, 15 de julho de 2009

O Blog responde: Leishmaniose

Leishmaniose tem cura ou os veterinários usam isso para tomar nosso dinheiro?

Já postei no Blog várias matérias sobre o Tratamento e Cura da doença, que existem na maioria dos países e atualmente não é praticado no Brasil. As drogas para o tratamento da Leishmaniose Visceral Canina são muito baratas e podem ser inclusive, manipuladas em farmácias. Por isso, vamos descartar a possibilidade de lucro com isso. Até porque, a doença é considerada NEGLIGENCIADA, visto que as empresas e laboratórios não investem em pesquisa porque não obterão lucro na comercialização de vacinas, remédios, etc.

O tratamento da LVC existe! É barato! No entanto, exige compromisso tanto do Médico Veterinário como do proprietário.

O tratamento da Leishmaniose Visceral Canina não é proibido. O que está proibido no Tratamento da Leishmaniose Visceral Canina é o uso de Medicamentos da linha humana, normalmente injetáveis, que eram desviados nos postos de saúde ilegalmente. Hoje eles não são mais utilizados, pois existem outras drogas, que não são proibidas, haja visto que não são drogas específicas para tratamento da Leishmaniose, mas que tem efeito sobre ela.

Esta proibição de uso de Medicamentos para o tratamento da Leishmaniose Visceral Canina está sendo questionada judicialmente, pois uma Portaria Ministerial não tem competência legal para proibir um tratamento de Leishmaniose Visceral Canina. Somente a Lei, em sentido estrito, pode impedir o tratamento da Leishmaniose Visceral Canina. Isso poderá abrir portas para novas pesquisas e até fabricação de medicamentos, mas para isso, é preciso mudar a postura adotada pelo Brasil.

Muitos países possuem medicamentos próprios para a doença no cão, como a Virbac. Mas sua importação ao Brasil está proibida. Também existem rações específicas. Tudo proibido no país... Tenho visto vários proprietários recorrerem a compra de remédios proibidos no Paraguai, em Portugal... O desrespeito à lei é reação ao desrespeito do Governo à nós, e aos nossos animais!

Os métodos de tratamento são escolhidos de acordo com o estado geral do cão, levando-se sempre em consideração que para a determinação do seu estado geral se fazem necessários, além da avaliação clínica, exames laboratoriais que possam avaliar a função renal, a função hepática, as proteínas séricas, além da sorologia específica para a LVC. Isso tem um custo.Leia no Blog quanto custa o tratamento (clique)

Muitas pesquisa mostram que os cães tratados para LV permanecem assintomáticos pós- tratamento apresentam menor quantidade de parasitos na pele do que aqueles sintomáticos, sejam estes tratados ou não. Sugerem também que o tratamento para LVC poderia ser considerado como uma medida profilática no controle da doença.Miró (2005) acredita que, sempre que possível, todos os cães com LV devem ser tratados, tendo em vista a diminuição da carga parasitária e da infecciosidade aos flebotomíneos obtidas pelo tratamento, o que refletiria positivamente na epidemiologia da doença canina humana.

Portanto, qualquer alusão à lucro ou obtenção de dinheiro no tratamento da doença, deve ser combatido, assim como todas as falsas informações que temos da doença. É preciso pesquisar, ter pensamento crítico, desmistificar histórias, divulgar e colaborar para informações corretas! Além disso, o tratamento é indicado até como prevenção!

Se mesmo assim, ficou uma dúvida sobre o tratamento, veja as fotos de antes e depois do tratamento (Clique)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Web Statistics