sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Atualidades no Tratamento da Leishmaniose Canina

O Blog compartilha!!!

Amigos,

Devido a muitos pedidos de artigos e materiais sobre TRATAMENTOS DA LEISHMANIOSE CANINA, deixo uma lista de materias e seus respectivos links para downloads. Vale muito a pena ler! É muito importante esclarecer que esses materias não constituem fonte para que proprietários de animais utilizem de qualquer tipo de tratamento sem acompanhamento de médico veterinário. Por se tratar de uma zoonose grave e pelo fato dos cães apresentarem problemas crônicos, o tratamento incorreto pode agravar o estado de saúde dos mesmos.

Todo medicamento possui efeitos colaterais que devem ser monitorados pelo médico veterinário. Mesmo que seja vitaminas e remédios fitoterápicos. É erro grave (devido a falta de informação, provavelmente) pensar que fitoterápicos são remédios infonsivos. Fitoterápicos são remédios naturais que segundo vendedores mais interessados em rechear seu bolso do que com a saúde , insistem em afirmar que não existem efeitos colaterais. É um conceito equivocado achar que um extrato de um vegetal, só porque não foi industrializado e está livre de qualquer insumo químico, é tido como sem nenhuma contra-indicação. Um medicamento fitoterápico, bem como sua concentração final, seu modo de ação e o tempo de tratamento, usado sem uma orientação especializada é um risco de reações indesejadas, e que pode e deve ser evitada.

Não podemos aceitar a justificativa de impossibilidade de acesso à tratamento. A quantidade de pessoas, entidades, associações, ONG´s e de profissionais solidários disponíveis desmente qualquer tentativa de tal alegação. Seja responsável!

MATERIAIS:

  1. TRATAMENTO DA LEISHMANIOSE (em Espanhol) – Autores:MARTA MATEO BARRIENTOS, CARMEN ESPINOSA GÓNGORA, CARMEN MIRANDA TORRES, GUADALUPE MIRÓ CORRALES - Departamento de Sanidad Animal.Facultad de Veterinaria. UCM. (Clique aqui – 4 shared)
  2. MATERIAL APRESENTADO NO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LEISHMANIOSE EM JULHO DE 2009 –Un ejemplo de perros tratados- Autor: Dr. Lluís Ferrer. (Clique aqui – 4shared)
  3. MATERIAL APRESENTADO NO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LEISHMANIOSE EM JULHO DE 2009 –Tratamiento de leishmaniosis. Autor: Dr. Lluís Ferrer. (Clique aqui – 4shared)

  4. CASOS SOBRE LA VARIABILIDAD CLINICA Y LESIONAL DE LA LEISHMANIOSIS CANINA -Grupo de Investigación LeishmanCeres. Autores: Carcelén, J., Gómez Gordo, L*., Iniesta, V., Molano, I., Corraliza, I., Mangas, M., Sánchez, J., Monroy, I. & Gómez Nieto, L.C. Unidad de Parasitología y Enfermedades Parasitarias. *Unidad de Histología y Anatomía Patológica. Facultad de Veterinaria. Universidad de Extremadura. Avda. de la Universidad, s/n. 10071 Cáceres. (Clique aqui – 4shared)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Web Statistics